06 maio 2014

Do fim de semana (prolongado) Parte #3


Castelo Rodrigo foi também um dos locais elegidos. Adoramos passear por ruinas de castelos e muralhas e imaginar como seriam aqueles tempos e aquelas gentes. A paisagem é fantástica e a aldeia medieval está bem conservada. O convento Santa Maria de Aguiar também foi passagem obrigatória.








Dentro da aldeia encontramos (logo à entrada) uma verdadeira casa de tentações. Na verdade trata-se de duas casas unidas por uma mesma entrada. De um lado encontramos uma casa de chá cheia de charme: Páteo do Castelo, do outro lado uma loja linda e repleta de produtos regionais que podemos adquirir – Sabores do Castelo.


O espaço em si é fantástico, as pessoas extremamente simpáticas e o que têm à disposição simplesmente divinal. O espaço do Páteo do Castelo é muito agradável quer no interior quer no exterior mas para mim aquela esplanada é do melhor. Sentar ali, debaixo de uma das muitas oliveiras, numa tarde de calor como a que tivemos, e respirar aquele ar, aquela paz, aquela natureza toda que parece estar ali só para nos acolher… é muito bom! À disposição existe ainda uma diversidade imensa de chás e algumas tartes de fabrico caseiro (que não provei mas tinham todo o ar de ser fantásticas).





Depois de um belo relaxamento a passagem pela loja Sabores do Castelo é obrigatória, para apreciar todos os pormenores do espaço mas sobretudo para selecionar alguns dos produtos gastronómicos regionais que ali estão para comprar.



A loja é gerida pelo Sr. André.


De origem francesa, o Sr. André é apaixonado por Portugal e ali é o anfitrião perfeito para receber todos os que queiram trazer consigo alguns, dos tantos e tão bons, produtos gourmet feitos por produtores locais, que ali estão expostos.




Entre chãs, geleias, azeite, amêndoas e rebuçados a escolha é muita e em caso de dúvida é sempre possível uma pequena prova para acertar na escolha! (confesso que não sou nada fã de amêndoas, mas que me apaixonei pelas que lá existem…. são simplesmente deliciosas e desapareceram num ápice! A geleia de moscatel também é maravilhosa.)
Quando visitarem Castelo Rodrigo passem por aqui, vale mesmo a pena!

Sem comentários:

Enviar um comentário